Notícias / Data Protection Officer: conheça a mais nova especialidade no setor de TI

Data Protection Officer: conheça a mais nova especialidade no setor de TI

Data Protection Officer ou Encarregado de Proteção de Dados, é uma nova especialidade no mercado de TI e no estado, o primeiro curso de capacitação foi desenvolvido pela Assespro-RS (Assoc. Bras. das Empresas de TI do RS).

Depois que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi sancionada em 2018, e entrará em vigor em 2020, deu-se início a uma readequação das empresas que agora precisam cumprir um novo padrão no tratamento de dados pessoais. O responsável por cuidar do cumprimento da Lei dentro das empresas será o DPO/Encarregado (Data Protection Officer, ou Encarregado de Proteção de Dados), profissional que reúne conhecimentos jurídicos e também em tecnologia e que será responsável por implementar planos de ação e de conformidade nas empresas relativos às exigências da nova lei.

“O Encarregado/DPO é uma profissão muito promissora, com salários que podem variar de 8 a 20 mil reais, e que permite atuação no Brasil e no exterior, porque países europeus e nos EUA, por exemplo, a legislação de dados já é realidade”, afirma Aline Deparis, presidente da Assespro-RS.

A primeira turma desses futuros profissionais teve início das aulas no mês de Abril e um dos professores, entre os poucos, capacitados para dar esse novo curso foi o CIO do Grupo Maven, Marison Souza.